segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sugestões de temas a serem tratados na escola no período eleitoral

A última reunião de representantes de escolas de Cotia e Vargem Grande deu encaminhamento a uma ideia que havia tempos aparecia em nossos debates: a subsede da APEOESP ser um pólo fomentador, organizador e socializador não apenas de concepções, mas também de práticas educacionais.
Diferentemente da política educacional oficial, que impõe um currículo e cobra a realização de metas estatísticas, acreditamos que a garantia da pluralidade de concepções e práticas pedagógicas é condição para a qualidade da educação. É tarefa dos educadores e da APEOESP pautar as questões que julgamos ser fundamentais para a mais plena formação dos nossos alunos e para a construção da escola pública e da sociedade que defendemos.
As sugestões que seguem abaixo são um primeiro passo nesse sentido. O recém criado blog da subsede tem como um dos seus objetivos dinamizar essa proposta. Envie também as suas ideias e experiências para este e-mail ou para o nosso blog.

1- O sistema eleitoral e da democracia no Brasil
2- O orçamento público e da dívida pública
3- A questão fundiária e a participação do plebiscito pelo “Limite da propriedade da terra”

1- Tratar do sistema eleitoral e da democracia no Brasil
A divisão de poderes na República brasileira
O sistema eleitoral brasileiro
• Executivo
• Legislativo
• O voto obrigatório
• Ficha limpa
• Financiamento de campanha
• Programa político e discurso eleitoral
• Reforma política
A questão “Democracia”
• Democracia na antiguidade
• Democracia na sociedade de classes
• A democracia à brasileira
• A democracia numa sociedade igualitária

2- Tratar do orçamento público e da dívida pública
• O que é orçamento?
• O que é orçamento público?
• A arrecadação do Estado.
• Os deveres do Estado.
Por que o Estado se endivida? E como.
• Quanto o Estado brasileiro gasta com a dívida?
• Quem ganha e quem perde? Análise dos gastos por área.
• Formação de um orçamento a partir dos debates da comunidade escolar.
Reforma Tributária

3- Tratar da questão fundiária e da participação no plebiscito pelo “Limite da propriedade da terra”
• A questão fundiária no Brasil: a maior desigualdade do mundo.
• A opção brasileira exportadora do latifúndio ao agro negócio
• Os movimentos por terra e a reforma agrária
• A questão ambiental
• Êxodo rural e periferias urbanas
• O plebiscito pelo limite da propriedade rural

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