domingo, 8 de abril de 2012

Pressão do professorado da rede municipal consegue mais 5% de reajuste!

É o terceiro reajuste conquistado desde quando a rede municipal começou a se mobilizar em 2011!

Continua a luta pela implementação da jornada da Lei do Piso e por um plano de carreira que valorize nossa profissão!
Breve relato da nossa luta
Dando prosseguimento às reivindicações tivemos três reuniões com a secretária de educação em 2012 (31/01, 28/03 e 30/3). Insistimos nos itens abaixo:

1- Jornada de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse (lei 11.738/2008)

A Secretária enviou uma pesquisa para as escolas para ver quem pretende ampliar a carga horária. Cerca de 500 professores pretendem fazê-lo. Considerando esses resultados, nós reforçamos a necessidade dos especialistas de Educação Física e de Artes.
Ela nos garantiu combinar tal necessidade à implementação da jornada de 1/3, assim, os PEB I têm, nessas aulas, a possibilidade de garantir os HEs nas escolas.
Afirmou também a possibilidade de diminuir os HEs nas escolas e aumentar os HTPLs. Serão chamados 150 adjuntos e haverá concurso para a Educação.
A implementação da Jornada ocorrerá à medida que ocorrem as contratações dos especialistas e adjuntos, o que será definido já nesse semestre.

2-Plano de carreira

Plano não será votado agora. Após passar pelo Jurídico, ele será enviado às escolas, como solicitamos! Sabendo que o plano gera impacto na folha de pagamentos, ele não poderia ser votado agora.

3- Reajuste de Abril de 2012 c MEMO de 25/08/2011

Quando tentamos tratar da terceira parte do aumento em 31/01/2012, a secretária disse que não seria possível porque a prioridade era a jornada.
Após a reunião de professores na Subsede da APEOESP em 24/03 procuramos pelos vereadores e o governo foi questionado sobre o reajuste.
A Secretária da Educação nos convidou para uma reunião em 28/03 e, novamente, deixou claro que não haveria esse reajuste. Sobre a jornada não havia nada de concreto ainda, não havia uma tabela ou cronograma que documentassem a sua implementação, apesar de deixar claro que sabia da obrigatoriedade da mesma e do risco de uma ação judicial.
Inconformados com a sua resposta, a comissão de professores pressionou os vereadores e uma nova reunião foi marcada para 30/3, quando conseguimos 5% de reajuste!
Realizamos uma assembléia na Praça da Matriz no mesmo dia e comunicamos aos professores municipais todo o processo. Discutimos também sobre a possibilidade de alterar a comissão de professores para ampliar a participação.

A luta continua!

Comissão de professores da rede municipal e APEOESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário