quarta-feira, 30 de março de 2011

Secretário diz que SEE tem proposta de reajuste salarial

Fax Urgente da APEOESP relatando a reunião com o secretário de educação.

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 28 de março, com o secretário da Educação, Herman Vooworld, a Diretoria da APEOESP apresentou e reafirmou posições e reivindicações sobre os diversos assuntos que vêm afetando nossa categoria nesse momento. A seguir um resumo de alguns dos assuntos que foram tratados.

Reajuste salarial
A diretoria da APEOESP cobrou mais uma vez do secretário da Educação uma proposta de reajuste salarial imediato para todos os professores, da ativa e aposentados, que recomponha o poder de compra dos nossos salários.
O secretário disse que já encaminhou internamente no governo uma proposta de recomposição salarial e de política salarial para todos os integrantes da categoria, inclusive aposentados, válida para os próximos quatro anos e aguarda um definição do governo. O próprio secretário agendou nova reunião com a diretoria para o dia 11/04.
É fundamental que realizemos uma grande assembleia no dia 1º de abril, às 14 horas, na Praça da República, para decidirmos um calendário de mobilização que nos permita alcançar, de fato, o atendimento de nossa reivindicação salarial.

Retirada das faltas da greve de 2010
Questionado pela diretoria da APEOESP, o secretário informou que as faltas da greve já foram retiradas da base de cálculo do bônus. Disse ainda que paulatinamente viabilizará a retirada dessas faltas para todos os demais efeitos.

Bônus
O secretário confirmou que a publicação da lista com os valores do bônus e o próprio pagamento do bônus ocorrerão no dia 31 de março. Disse que, por estar realizando o pagamento do bônus relativo ao ano de 2010, não fará qualquer mudança nas regras, com exceção da retiradas das faltas da greve.
Afirmou, ainda, que está estudando mudanças no caráter do bônus, pois não concorda que ele se origine exclusivamente do SARESP e que as mudanças farão parte de um conjunto, que inclui as mudanças na carreira.

Plano de carreira
A Diretoria da APEOESP já encaminhou ao Grupo de Estudo instituído pela Resolução SEE 7/2001 documento preliminar contendo concepções, propostas e reivindicações que acumulamos ao longo dos últimos anos junto à categoria e às demais entidades da educação.
Na reunião, a APEOESP reafirmou a necessidade de que a carreira contemple tais reivindicações, que seja justa e que permita aos profissionais da educação nela se manterem, com dignidade, respeito e valorização.
O secretário afirmou que sua concepção de carreira prevê grande amplitude e muitas possibilidades de evolução vertical e horizontal, pelo tempo de serviço e pelas vias acadêmica e não-acadêmica.
Disse ainda que o reconhecimento do “mérito” deve estar incorporado à carreira e que não deve ser definido apenas por uma prova, devendo o professor conhecer todas as possibilidades de evolução para que possa escolher seus caminhos dentro da carreira que, segundo sua forma de ver, deve ser bem longa.

Escola de formação
A diretoria da APOEOESP cobrou mais uma vez que a escola de formação deixe de ser uma etapa eliminatória do concurso e passe a fazer parte do programa de formação continuada.
Em resposta, o secretário limitou-se a dizer que já para a convocação dos concursados, que deverá ser feita em junho, haverá mudanças na escola de formação. A APEOESP também reafirmou a reivindicação de que sejam convocados todos os aprovados e que, para isso, seja prorrogado o atual concurso.

PCPS com designação cessada
APEOESP solicitou a revisão da cessação da designação dos PCPs não efetivos que não atingiram a nota mínima no provão, embora tenham sido aprovados em prova específica. O secretário solicitou que seja encaminhado documento com a fundamentação do pleito.

Professores ainda sem pagamento
A diretoria da APEOESP informou ao secretário a existência de muitos professores, ingressantes ou não, que ainda não receberam seus salários de fevereiro, sendo que há rumores de que muitos deles receberão apenas em maio. O secretário comprometeu-se a verificar essa questão e tomar providências para solucionar o problema.

Audiência pública na Alesp
Na próxima quarta-feira, 30, a partir das 9 horas, acontecerá a audiência pública na Assembleia Legislativa (Auditório Paulo Kobayashi) para discutir o Plano Estadual de Educação e o plano de carreira.
Lembramos a todas as subsedes para que se mobilizem para enviar representantes à Alesp, uma vez que é de suma importância debatermos os temas com os deputados que acabaram de assumir seus cargos no último dia 15 de março, pois muitos deles estão no primeiro mandato.-

ASSEMBLEIA

01 de abril, sexta-feira
14h na Pça da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário