domingo, 25 de agosto de 2013

Deliberações da reunião de representantes de escola da APEOESP da subsede de Cotia e Vargem Grande realizada em 09 de agosto de 2013.
Realização de assembleia estadual com paralisação no dia 30 de agosto para dar continuidade à campanha educacional e salarial.
Participação da APEOESP no dia nacional de lutas em 30 de agosto em conjunto com as centrais sindicais e os movimentos sociais.
Participação no ato de 14 de agosto por transporte de qualidade e em denuncia à corrupção no metrô. Organização - Movimento Passe Livre.
Participação na campanha contra o Estatuto do Nascituro.
Contra a restrição de participação no congresso da APEOESP aos novos filiados – pelo cumprimento do estatuto da entidade.
Efetivação do projeto de teatro nas escolas promovido pela subsede.
A reunião, como sempre, teve uma parte dedicada à formação. O convidado foi Leonardo Cordeiro, estudante de filosofia da USP e membro do Movimento Passe Livre – MPL.

Notícia

PROFESSORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÃO SE REMOVER

Foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 20 de agosto o Decreto nº 59.447, de 19/08/2013 (anexo), que dispõe sobre a regionalização dos concursos públicos para provimento de cargos do Quadro do Magistério, alterando dispositivos do Decreto 53.037, de 28 de maio de 2008.
A grande novidade do decreto, que está sendo analisado detalhadamente, é a possibilidade de participação dos professores em estágio probatório dos concursos de remoção, uma reivindicação dos professores e da APEOESP que vinha motivando ações coletivas e individuais todos os anos.
O novo decreto altera o artigo 4º do Decreto 53.037/2008, por meio da inserção de parágrafo único:
“Parágrafo único – Poderá participar de concurso de remoção o integrante do Quadro do Magistério que se encontre no período de estágio probatório, independentemente de haver, ou não, ingressado mediante concurso regionalizado, de que trata o “caput” do artigo 1º deste decreto.”
Trata-se de uma grande vitória da nossa categoria e do nosso sindicato, que desde 2008 vem insistindo na necessidade de se eliminar a restrição do decreto 53.037, que prejudicava aqueles professores que por falta de opção eram obrigados a tomar posse de cargos em escolas distantes de suas residências. Agora, terão a chance de remover-se para mais próximo de suas famílias.